O Questionário COPSOQ II destinado a avaliar os fatores psicossociais no trabalho, saúde e bem-estar dos trabalhadores, é composto por 128 itens pertencentes a 41 escalas que representam 7 domínios: Exigências no Trabalho, Organização e Conteúdo no Trabalho, Relações Interpessoais e Liderança, Interface Trabalho e Vida Privada, Valores no Local de Trabalho, Saúde e Bem-Estar e Comportamento Ofensivo.

Exigências no trabalho

As exigências quantitativas podem ser definidas como a relação entre a carga de trabalho e o tempo disponível para o fazer. O questionário tem quatro itens que avaliam a possível incongruência entre a quantidade de tarefas e o tempo disponível para realizá-las de modo satisfatório.

Itens

• A sua carga de trabalho acumula-se por ser mal distribuída?

• Com que frequência não tem tempo para concluir todas as tarefas do seu trabalho?

• Deixa acumular o seu trabalho?

• Tem tempo suficiente para cumprir com as suas tarefas no trabalho?

O ritmo de trabalho tem a ver  com a velocidade com que as tarefas devem ser realizadas, ou seja, é uma medida da intensidade de trabalho.

Itens

• Tem de trabalhar muito rapidamente?

• Trabalha todo o dia num ritmo elevado?

• É necessário manter constantemente um elevado ritmo de trabalho?

As exigências cognitivas lidam com as exigências que envolvem as habilidades cognitivas (por exemplo: processo de tomada de decisão; criação de novas ideias, gestão do conhecimento e capacidade de controlar várias tarefas em simultâneo) do trabalhador.

Itens

• No seu trabalho tem que prestar atenção a várias tarefas ao mesmo tempo?

• O seu trabalho requer uma memorização constante?

• O seu trabalho requer que seja bom (boa) a propor novas ideias?

• O seu trabalho exige que tome decisões difíceis?

As exigências emocionais ocorrem quando o trabalhador tem de lidar com/ou é confrontado com os sentimentos de outras pessoas no trabalho. Entende-se por outras pessoas, as pessoas contratadas no local de trabalho (por exemplo: colegas, superiores ou subordinados) e também pessoas não contratadas (por exemplo: clientes, alunos, utentes e outros).

Itens

• O seu trabalho coloca-o(a) em situações emocionalmente perturbadoras?

• Tem de se relacionar com os problemas pessoais das outras pessoas, como parte do seu trabalho?

• O seu trabalho é exigente do ponto de vista emocional?

• Sente-se emocionalmente envolvido(a) com o seu trabalho?

Exigências para esconder emoções ocorrem quando o trabalhador tem de ocultar os seus próprios sentimentos no trabalho face a outras pessoas. Entende-se por outras pessoas, as pessoas contratadas no local de trabalho (por exemplo: colegas, superiores ou subordinados) e também pessoas não contratadas (por exemplo: clientes, alunos, utentes e outros).

Itens

• É-lhe exigido que trate todas as pessoas de forma igual, embora não se sinta satisfeito com isso?

• O seu trabalho requer que esconda os seus sentimentos?

• É-lhe exigido que seja simpático(a) com todos, embora sinta que o mesmo não lhe é retribuído?

Organização e conteúdo do trabalho

A influência no trabalho diz respeito ao grau em que o trabalhador pode influenciar aspetos do seu próprio trabalho, quer ao nível do conteúdo (por exemplo: objetivos, métodos a utilizar, tarefas a realizar, qualidade e quantidade de trabalho) quer a nível das condições de trabalho (por exemplo: horário, ritmo, colegas, entre outros).

Itens

• Tem um elevado grau de decisão no que diz respeito ao seu trabalho?

• Tem uma palavra a dizer na escolha de quem trabalha consigo?

• Pode influenciar a quantidade de trabalho que lhe compete a si?

• Tem influência sobre aquilo que faz no seu trabalho?

Esta escala avalia se as tarefas são desafiantes para o trabalhador, se proporcionam oportunidades de aprendizagem, e ainda se proporcionam oportunidades de desenvolvimento não só no trabalho mas também a nível pessoal.

Itens

• O seu trabalho requer que tenha iniciativa?

• Tem possibilidade de aprender coisas novas no seu trabalho?

• Pode usar as suas competências ou experiências no seu local de trabalho?

• No seu trabalho, tem possibilidade de desenvolver as suas habilidades?

Variação do trabalho diz respeito ao grau em que o trabalho (tarefa, processo de trabalho) é variado ou não, isto é, se as tarefas são ou não repetitivas.

Itens

• O seu trabalho é variado?

• Tem de realizar a mesma tarefa repetidamente?

Significado do trabalho refere-se tanto ao significado do objectivo das tarefas do trabalho, como ao significado do contexto das tarefas do trabalho. O objectivo é “vertical”, ou seja, o trabalho ou produto está relacionado com um objectivo mais geral, tal como curar os doentes ou produzir produtos úteis. O contexto é “horizontal”, ou seja, os trabalhadores percebem que o seu  próprio trabalho contribui para o produto global da organização.

Itens

• O seu trabalho é importante?

• Sente que o trabalho que faz é importante?

• Sente-se motivado(a) e envolvido(a) com o seu trabalho?

Compromisso com o trabalho refere-se ao grau em que um trabalhador experiencia estar comprometido com o seu local de trabalho. Não é o trabalho por si só ou o grupo de trabalho que é o foco, mas a organização na qual o trabalhador desempenha a sua função.

Itens

• Gosta de falar com os outros sobre o seu local de trabalho?

• Sente que o seu local de trabalho é de grande importância para si?

• Recomendaria a um(a) amigo(a) candidatar-se a um emprego no seu local de trabalho?

• Quantas vezes já considerou procurar trabalho noutra empresa?

relações interpessoais e liderança

A Previsibilidade diz respeito aos meios que visam evitar a incerteza e insegurança. Isto é alcançado se os trabalhadores recebem informação relevante no momento certo.

Itens

• No seu local de trabalho, é informado(a) com antecedência sobre decisões importantes, mudanças ou planos para o futuro?

• Recebe toda a informação de que necessita para realizar bem o seu trabalho?

Há diversas maneiras de recompensar o trabalhador pelo seu desempenho (remuneração, prémios, promoção, oportunidades de desenvolvimento de carreira, autonomia no trabalho, reconhecimento, benefícios diversos, entre outros).

Itens

• O seu trabalho é reconhecido e apreciado pela sua Chefia?

• A Chefia do seu local de trabalho respeita-o(a)?

• É tratado(a) com justiça no seu local de trabalho?

A clareza do papel diz respeito à compreensão que o trabalhador tem em relação ao seu papel no trabalho, ou seja, quanto ao conteúdo das tarefas, as expectativas a serem cumpridas, bem como as suas responsabilidades.

Itens

• O seu trabalho tem objetivos claros?

• Sabe exatamente quais as áreas que são da sua responsabilidade?

• Sabe exatamente o que é esperado de si, no seu trabalho?

Os conflitos de papéis resultam de duas fontes. A primeira fonte consiste em conflitos de exigências inerentes a uma tarefa específica. A segunda fonte consiste em possíveis conflitos ao priorizar tarefas diferentes.

Itens

• No seu trabalho, faz coisas que são aceites por algumas pessoas e por outras não?

• No seu trabalho são-lhe colocadas exigências contraditórias?

• Por vezes tem que fazer coisas que deveriam ser feitas de outra forma?

• Tem de fazer coisas que lhe parecem ser desnecessárias?

A qualidade da liderança refere-se a liderança da chefia direta em diferentes contextos e domínios.

Itens

• O seu superior hierárquico garante que cada trabalhador tenha boas oportunidades de desenvolvimento profissional?

• O seu superior hierárquico dá prioridade à satisfação no trabalho?

• O seu superior hierárquico é bom (boa) a planear o trabalho?

• O seu superior hierárquico é bom (boa) a resolver conflitos?

O apoio social de colegas diz respeito à impressão que os trabalhadores têm quanto à possibilidade de obter apoio dos seus colegas no caso de ser preciso.

Itens

• Com que frequência tem ajuda e apoio dos seus colegas de trabalho?

• Com que frequência os seus colegas estão dispostos a ouvi-lo(a) sobre os seus problemas de trabalho?

• Com que frequência os seus colegas de trabalho falam consigo acerca do modo como você executa bem o seu trabalho?

O apoio social de supervisores diz respeito à impressão que os trabalhadores têm da possibilidade de obter apoio do seu superior hierárquico no caso de ser preciso.

Itens

• Com que frequência é que o seu superior direto está disponível para ouvir os seus problemas no trabalho?

• Com que frequência tem ajuda e apoio do seu superior direto?

• Com que frequência é que o seu superior direto fala consigo a respeito do seu desempenho no trabalho?

Sentido de comunidade  refere-se à existência de um sentimento de fazer parte do grupo de trabalhodres no local de trabalho (por exemplo, se as relações entre os trabalhadores são boas e se trabalham bem em grupo).

Itens

• Existe um bom ambiente de trabalho entre si e os seus colegas?

• Existe uma boa cooperação entre os colegas de trabalho?

• No seu local de trabalho, sente-se parte de uma comunidade?

Interface trabalho e vida privada

A insegurança no trabalho refere-se a aspetos de segurança do emprego do trabalhador (por exemplo, o risco de ser despedido ou a certeza de ser novamente contratado caso seja despedido).

Itens

• Está preocupado(a) em ficar desempregado(a)?

• Está preocupado(a) com o fato da introdução de uma nova tecnologia, o(a) torne dispensável?

• Está preocupado(a) com a dificuldade em encontrar outro trabalho, caso fique desempregado(a)?

• Está preocupado(a) em ser transferido(a) para outro local trabalho contra a sua vontade?

A satisfação com o trabalho – satisfação no trabalho – lida com a experiência de satisfação dos trabalhadores relacionada com vários aspectos do trabalho.

Itens

• Quão satisfeito está com as suas perspetivas de trabalho?

• Quão satisfeito está com as condições físicas do seu local de trabalho?

• Quão satisfeito está com a forma como as suas habilidades/competências são usadas?

• Quão satisfeito estão com o seu trabalho em geral, tendo tudo em consideração?

O conflito entre trabalho e família/vida privada refere-se a possíveis consequências do trabalho na vida privada/familiar. Estes conflitos incidem em duas áreas, nomeadamente conflitos relativos a energia (energia mental e física) e ao tempo.

Itens

• Sente frequentemente um conflito entre o seu trabalho e a sua vida privada, fazendo com que queira estar em ambos os locais ao mesmo tempo?

• Sente que o seu trabalho exige muita da sua energia, afetando negativamente a sua vida privada?

• Sente que o seu trabalho exige muito do seu tempo, afetando negativamente a sua vida privada?

• Os seus amigos e familiares dizem-lhe que trabalha demais?

O conflito entre família/vida privada e trabalho refere-se a possíveis consequências da vida privada/ familiar no trabalho. conflitos incidem em duas áreas, nomeadamente conflitos relativos a energia (energia mental e física) e ao tempo.

Itens

• Sente que a sua vida privada exige muita da sua energia, afetando negativamente o seu trabalho?

• Sente que a sua vida privada exige muito do seu tempo, afetando negativamente o seu trabalho?

Valores no local de trabalho

A confiança nos colegas diz respeito ao facto dos trabalhadores poderem confiar uns nos outros no trabalho diário ou não. A confiança pode ser observada na comunicação efetuada no local de trabalho (por exemplo, se livremente podem expressar atitudes e sentimentos sem medo de reações negativas).

Itens

• Os trabalhadores ocultam informações uns dos outros?

• Os trabalhadores ocultam informação à Chefia?

• Os trabalhadores confiam uns nos outros de um modo geral?

A confiança nas chefias diz respeito ao facto dos trabalhadores poderem confiar na gestão e vice-versa. A confiança nas chefias pode ser observada na comunicação entre a gestão e os trabalhadores.

Itens

• A Chefia tem confiança que os seus trabalhadores executarão bem o seu trabalho?

• Pode confiar na informação que vem da Chefia?

• A Chefia oculta informações importantes aos seus trabalhadores?

• Os funcionários podem expressar livremente as suas opiniões e sentimentos?

Refere-se em que medida os trabalhadores são tratados de forma justa no local de trabalho. De um modo geral, são considerados quatro aspectos: Primeiro, a distribuição de tarefas e o reconhecimento, segundo, o processo de partilha, terceiro, a resolução de conflitos e quarto, como são tratadas as sugestões dos trabalhadores.

Itens

• Os conflitos são resolvidos de modo justo?

• Os trabalhadores são apreciados quando fazem um bom trabalho?

• Todas as sugestões dos trabalhadores são tratadas de forma séria pela Chefia?

• O trabalho é distribuído de modo justo?

A inclusividade social refere-se ao princípio da igualdade de oportunidades no emprego e na atividade profissional (independentemente da religião ou convicções, deficiência, idade ou orientação sexual) e da igualdade de tratamento entre homens e mulheres no que se refere ao acesso ao emprego, à formação e promoção profissional e às condições de trabalho.

Itens

• Os homens e as mulheres são tratados com igualdade no seu local de trabalho?

• Existe lugar para trabalhadores de diferentes raças e religiões?

• Existe lugar para trabalhadores da terceira idade?

• Existe lugar para trabalhadores com doenças ou deficiências?

Saúde e bem-estar

O esgotamento diz respeito ao grau de fadiga física e mental/exaustão do trabalhador.

Itens

• Tenho-me sentido desgastado(a).

• Tenho-me sentido fisicamente exausto(a).

• Tenho-me sentido emocionalmente exausto(a).

• Tenho-me sentido muito cansado(a).

Stress é aqui definido como uma combinação de tensão e falta de vontade. O stresse pode ser experienciado a curto prazo ou a longo prazo. O stresse a curto prazo pode ser saudável, podendo ajudar o trabalhador a potenciar recursos, melhorando assim o seu desempenho no trabalho. Elevados níveis de stresse durante um período prolongado são prejudiciais para a qualidade de vida, para o desempenho no trabalho e para a saúde.

Itens

• Tenho sentido dificuldade em relaxar.

• Tenho-me sentido irritado(a).

• Tenho sentido tensão muscular.

• Tenho sentido stresse.

Problemas em dormir diz respeito à duração do sono, determinado por aspetos como por exemplo, dormir, acordar, interrupções do sono e da qualidade de sono.

Itens

• Tenho dormido mal e agitado(a).

• Tenho sentido dificuldade em adormecer.

• Tenho acordado demasiado cedo e depois tenho dificuldade em adormecer novamente.

• Tenho acordado várias vezes e tido dificuldade em voltar a adormecer.

Os sintomas depressivos dizem respeito a aspetos que no seu conjunto indicam depressão.

Itens

• Tenho-me sentido triste.

• Tenho-me sentido com falta de auto-confiança.

• Tenho tido peso na consciência ou sentimentos de culpa.

• Tenho tido falta de interesse na realização de tarefas diárias.

Stresse somático é definido como um indicador de saúde física resultante de uma reação de tensão contínua pelo indivíduo.

Itens

• Tenho sentido dores e/ou problemas de estômago.

• Tenho tido dores de cabeça.

• Tenho sentido palpitações e/ou batimentos cardíacos acelerados.

• Tenho sentido tensão muscular em diversos músculos.

O stresse cognitivo é definido como indicadores cognitivos resultante de uma reacção de tensão contínua pelo indivíduo.

Itens

• Tenho tido dificuldade em concentrar-me.

• Tenho tido dificuldades em pensar claramente.

• Tenho tido dificuldade em tomar decisões.

• Tenho tido dificuldade em lembrar-me de algo.

A auto-eficácia é a medida da crença na sua própria capacidade para concluir tarefas e alcançar objectivos. É entendida como uma auto-eficácia global, não sendo distinguidos os domínios específicos da vida.

Itens

• Consigo resolver sempre os meus problemas se me esforçar o suficiente.

• Se alguém se opõe a mim, encontro uma maneira de alcançar o que quero.

• É fácil para mim, realizar os meus planos e atingir os meus objetivos.

• Sinto-me confiante em lidar com acontecimentos inesperados.

• Mantenho-me com calma quando surge um problema e confio nas minhas competências para resolvê-lo.

• Quando tenho um problema, usualmente tenho várias maneiras de lidar com o mesmo.

• Independentemente do que acontecer, consigo sempre lidar com o que for preciso.

Comportamento ofensivo

Corresponde a uma situação em que um comportamento indesejado de carácter sexual se manifesta com o objectivo de criar um ambiente intimidativo, que a longo prazo terá repercussões danosas a nível psicológico para a vítima.

Itens

• Foi sujeito(a) a atenção sexual indesejada no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

Consiste em ameaças de violência ou risco de ser vítima de ameaças de violência no local de trabalho.

Itens

• Foi exposto(a) a ameaças de violência no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

A violência no local de trabalho afeta o indivíduo que é alvo direto desta a nível da sua saúde física e psicológica, bem como os sistemas nos quais ele interage (família, organização, sociedade). Considera-se neste contexto violência física caso tenha sido sujeito a este ato no local de trabalho.

Itens

• Foi sujeito(a) a violência física no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

O assédio moral (bullying) no local de trabalho ocorre quando a pessoa é exposta repetidamente a atos desagradáveis ou degradantes e se a pessoa demonstra dificuldade em defender-se a si própria face ao mesmo. Considera-se neste contexto assédio caso tenha sido sujeito a este ato no local de trabalho.

Itens

• Foi sujeito(a) a assédio moral no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

Considera-se neste contexto provocações indesejadas caso tenha sido sujeito a estes atos no local de trabalho.

Itens

• Foi sujeito(a) a provocações indesejadas no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

Considera-se neste contexto conflitos e discussões caso tenha sido sujeito a estes atos no local de trabalho.

Itens

• Tem-se envolvido em discussões ou conflitos, no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)

Considera-se neste contexto rumores e calúnias caso tenha sido sujeito a estes atos no local de trabalho.

Itens

• Foi sujeito(a) a rumores e a calúnia no seu local de trabalho durante os últimos 12 meses?

(Sim: diariamente, Sim:semanalmente, Sim: mensalmente, Sim: algumas vezes, Não)

• Se sim, por quem?

(Colegas, Superior hierárquico, Subordinados, Público/clientes/utentes de serviços de saúde)