O COPSOQ é um dos instrumentos internacionalmente reconhecidos para avaliação de riscos psicossociais nos contextos laborais. É um instrumento de avaliação desenvolvido para utilização em contextos organizacionais, visando a realização de intervenções consistentes no contexto laboral de cariz preventivo, tendo também como objetivo promover o desenvolvimento da investigação.

Foi criado e desenvolvido por um grupo de investigadores liderado por Tage S Kristensen e Vilhem Borg no Centro de Investigação Nacional para as Condições de Trabalho (1995-2007).

Este questionário reúne o consenso internacional, quanto à sua validade e pela sua abrangência na avaliação das mais relevantes dimensões psicossociais inerentes ao contexto laboral, considerando as teorias mais influentes no âmbito da Psicossociologia do trabalho.

O COPSOQ aborda várias dimensões do local de trabalho, nomeadamente as exigências do trabalho, organização e conteúdo do trabalho, relações interpessoais e liderança, trabalho e vida privada, valores no local de trabalho, comportamento ofensivo e saúde e bem-estar.

O instrumento pode ser utilizado em todos os locais de trabalho, nos diversos setores de atividade económica, seja em empresas do setor público ou privado. Além disso, permite efetuar comparações tanto a nível nacional como a nível internacional.

Atualmente encontra-se traduzido em mais de 20 idiomas e é citado como referência em diversos documentos de organizações internacionais ( Organização Mundial da Saúde, Organização Internacional do Trabalho), reconhecido enquanto exemplo de boas práticas pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e ainda, utilizado para efeitos de investigação pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho.

De acordo com a Diretiva Quadro (89/391/CEE) da União Europeia e legislação Portuguesa de Segurança e Saúde no Trabalho (Lei nº 102/2009, do Regime Jurídico da Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho, alterada pela Lei nº 3/2014 de 28 de Janeiro) a entidade empregadora deve assegurar a segurança e saúde dos trabalhadores em todos os aspetos relacionados com o trabalho, incluindo os riscos psicossociais.


Questionário COPSOQ II

Download

Vantagens do COPSOQ

  • Gratuito
  • Um questionário cientificamente comprovado para a avaliação de fatores psicossociais no local de trabalho
  • Pode ser utilizado em todas as empresas independentemente do setor de atividade económica ou da sua dimensão
  • Facilita os processos operacionais de avaliação de riscos, gestão de riscos e desenvolvimento organizacional

O COPSOQ PERMITE

  • Comparação entre empresas, departamentos e profissões
  • Acompanhamento das mudanças organizacionais
  • Comparações nacionais e internacionais
  • Aplicação do conhecimento baseado na investigação